Sobre o Eco

O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como sua principal mantenedora. Realizamos a articulação entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental, por meio do compartilhamento de conhecimentos, práticas de cuidado e mensuração de impactos.

Acreditamos que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que intenção se transforma em ação, em atitude, para mudar o presente e o futuro para melhor! Está nas ações locais, no pedaço de chão de cada um, a chave para a sustentabilidade e o cuidado com todas as vidas.

Manifesto:

É inegável que o século XX foi marcante para a humanidade dada a velocidade das transformações.

É verdade que cada época possui suas características, suas peculiaridades. E durante esse período foi no ritmo desses avanços que nossas vidas foram guiadas. Mas tantas conquistas também trouxeram novos desafios.

Em 1999, o Ecofuturo nasceu voltado para um novo tempo, acreditando ser importante apoiar a formação de cidadãos críticos, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente em que vivem.

Afinal, de que adiantam tantas conquistas se não soubermos fazê-las convergir em benefício de todos? Para isso, a educação deve ser um processo contínuo e permanente.

Uma educação que reafirme que o homem e a natureza são indissociáveis, que nos habilite a sermos criativos, cuidadosos, conscientes de nossa responsabilidade com todas as formas de vida no planeta, pois são as pequenas ações individuais que nos levam a grandes mudanças sociais.

Porque ecologia é o estudo de nossa casa. A ciência voltada para a relação de cada um consigo mesmo, com o outro e com o todo. E, em um mundo cada dia mais conectado e interdependente, o nosso lar é o mundo inteiro.

Somos parte importante de uma grande história. Somos também a única espécie da Terra a evoluir a ponto de ter consciência. E é justamente por isso que temos uma grande responsabilidade.

É preciso estarmos conscientes disso, e usar essa razão de forma inteligente, em favor do mundo como um todo.

Essa é a nossa missão: semear um olhar de cuidado e responsável entre nossas ações e as formas de vida ao nosso redor.

Vivemos numa época privilegiada. Temos em nossas mãos valiosos recursos tecnológicos, a agilidade da comunicação e conhecimento acumulado que podem ser grandes potencializadores das mudanças necessárias.

Essa consciência está presente em cada reserva ecológica, cada publicação ou biblioteca que ajudamos a criar.

Esse é o Ecofuturo: uma organização que busca nas relações da natureza a sua inspiração.

Essa é a consciência que queremos construir.

Porque ela desperta.

Inspira.

Motiva.

E conecta.

ECOFUTURO, CONSCIÊNCIA É A NOSSA NATUREZA.

Carregando ...